Um documento divulgado pelo governo dos Estados Unidos detalha uma minuciosa estratégia para a preparação de potenciais impactos de asteroides com a Terra.
De acordo com o documento, intitulado “National Near-Earth Object Preparedness Strategy” (A estratégia de preparação nacional para objetos próximos da Terra), o plano visa ” melhorar a preparação do país para o perigo de impacto, reforçar a integração dos resultados nacionais e internacionais que já existem e adicionar recursos importantes que estão em falta no momento”.
Segundo o relatório, o colapso com os asteroides, que “poderia destruir a civilização” é pouco provável para os próximos 200 anos, mas o risco de “impactos de objetos próximos da Terra (NEO, na sigla em Inglês) é menos catastrófico, mas é real”.
Os objetivos traçados no documento incluem “coordenar a comunicação de ameaças de impactos detectadas, também com outros governos, da mídia e do público”. Outro objetivo é o de “desenvolver protocolos para interações internacionais sobre os impactos dos NEO fora do território dos Estados Unidos”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.