A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai premiar doutoras no Prêmio CAPES de Tese. Esta é a primeira vez que a Capes vai apoiar uma premiação voltada especificamente para o público feminino.
Será premiada uma autora na área de biotecnologia, com tema voltado para inovação e empreendedorismo. Além do prêmio em dinheiro, o trabalho será selecionado para receber o reconhecimento nos editais do Prêmio de 2020 e 2021.
A premiação será realizada em parceria com a Dimensions Sciences (DS), organização americana sem fins lucrativos fundada pela cientista brasileira Márcia Vasconcellos Fournier, com sede em Washington, Estados Unidos. A Dimensions Sciences tem como objetivo é capacitar cientistas e estudantes, fornecendo bolsas de estudo para acesso a programas de ensino superior, pesquisa científica, inovação e intercâmbio internacional de pesquisadores.
Entre as teses já inscritas para o certame deste ano, a comissão de premiação fará a seleção conforme os critérios estabelecidos, para que uma doutora receba o valor de U$2 mil, pagos pela Dimensions Sciences. Além da nova parceria com a Dimensions Sciences, a iniciativa conta, ainda, com o apoio da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que também oferecerão prêmios adicionais às autoras das teses vencedoras.
Prêmio CAPES de Tese
O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. A CAPES divulgou os 49 selecionados na 15ª edição da premiação, em 1º de outubro. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, que em 2020 será virtual por causa da pandemia, outros 94 candidatos receberão menções honrosas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.