Variedades

Campanha contra sarampo e pólio acaba nesta sexta-feira (14)

Termina nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Dados do Ministério da Saúde apontam que em todo país, a cobertura vacinal chegou a 93%. Apesar disso, cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as doenças.

Essa é uma situação preocupante porque a poliomielite é uma doença já erradicada no Brasil, ou seja, não existe mais circulação do vírus no nosso país. Mas, por causa das crianças que não foram protegidas, a pólio poderá voltar a circular. É o que explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

“Nós precisamos ter clareza que a única forma de prevenção é através de levar o seu filho para receber as vacinas nos postos de saúde. Hoje nós temos 14 vacinas no calendário Nacional de vacinação que protegem contra 19 doenças. E nós podemos evitar que essas doenças se propaguem na população e tragam um problema sério da saúde para o seu filho, bastando manter a caderneta de vacinação do seu filho atualizada”.

E quem já sabe como funciona a proteção das vacinas e a importância de levar as crianças ao posto de saúde é o Ricardo Barbosa, pai da pequena Isabella de sete meses.

“Quando você corre atrás das informações por conta própria, corre atrás de paper, de artigos científicos, fica claro, ali, o porquê da proteção e quão grave é o problema de você não vacinar a sua criança. Tem um motivo da vacina agir daquele jeito. E outra coisa é você verificar as crianças que passaram por problemas por não serem vacinados, problemas como paralisia infantil, assim que você fica bem impactado, como que uma coisa que poderia ser evitada e não foi”.

O sarampo é uma infecção muito contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa para as crianças, inclusive podendo levar à morte. Já a poliomielite é causada por um vírus que, na forma mais grave, causa a paralisia infantil e essas crianças acabam desenvolvendo sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, podem até morrer.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.