Variedades

Câmara analisa denúncia contra Temer na quarta-feira (25)

A Câmara dos Deputados deve decidir nesta quarta-feira (25) se aceita ou não o prosseguimento da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

Os governistas já começaram as articulações para garantir um quórum alto para a votação. O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), membro da tropa de choque de Michel Temer na Câmara, disse que cabe a oposição colocar a maioria no plenário para a votação, mas admitiu que o governo trabalha para que os deputados estejam em Brasília na quarta-feira. A votação só poderá ser iniciada com a presença registrada no painel de, no mínimo, 342 parlamentares. Perguntado por jornalistas sobre possíveis exigências de siglas do chamado‘centrão’, Perondi desconversou.

“O ‘centrão’ ele não existe mais. O ‘centrão’ existia sob a liderança do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Eu não vejo o ‘centrão’ como grupo aqui, hoje não existe mais o ‘centão’ como grupo. Têm deputados da base do governo, partidos da base do governo, alguns líderes que se manifestam.”

Para alcançar o número de votos necessários para barrar o prosseguimento da denúncia na Câmara, o governo tem oferecido cargos para membros de partidos como PP, PR e PTB.

A oposição que alcançou um maior número de votos na análise da denúncia na CCJ, espera também conseguir um resultado melhor no plenário. Alessandro Molon (REDE-RJ) avalia que já existem cerca de 300 parlamentares dispostos a votar a favor da denúncia contra o presidente.

“O governo já teve um resultado pior do que esperava. Lá no plenário o resultado será ainda pior para o governo. Os votos contra o relator vão crescer muito e nós estimamos já estar chegando em algo em torno de 300 votos contra o parecer do relato e, portanto, a favor do prosseguimento da denúncia.”

Na quarta-feira, depois de iniciada a Ordem do Dia, o relator da denúncia na CCJ, deputado Bonifácio de Andrada, terá 25 minutos para defender seu parecer. Em seguida, falarão os advogados de defesa do presidente Temer e dos ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência. Ambos citados na denúncia por organização criminosa.

Os deputados inscritos para discutir a matéria terão cinco minutos, alternando-se entre contrários e favoráveis ao parecer. São necessários, ao menos 342 votos, para que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a iniciar as investigações contra o presidente da República e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.