Variedades

Caixa suspende empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil

Caixa é o banco líder da oferta e a única instituição financeira das cinco maiores do país que passou a oferecer o produto

A Caixa Econômica Federal (CEF) suspendeu temporariamente, desde as 19h do dia 1º de novembro, a oferta de crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil. O banco sustenta que a medida é válida até as 07h do dia 14 deste mês, devido a um processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil – que envolve o Dataprev, a própria Caixa e o Ministério da Cidadania. Após esse prazo, segundo a instituição financeira, o crédito voltará a ser disponibilizado.

Desde a segunda-feira, um dia após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, o banco estava em silêncio em relação à oferta do crédito a beneficiários do Auxílio Brasil, que foi impulsionada nas duas semanas que antecederam o segundo turno das eleições.

O Tribunal de Contas da União (TCU) acompanha o caso – o ministro-relator, Aroldo Cedraz, cobrou documentos da Caixa e chegou a sugerir que o banco público suspendesse a oferta do crédito por “prudência”, o que foi acatado pelo banco. Ainda não houve uma decisão definitiva do TCU a respeito da oferta.

O Ministério Público que atua junto ao TCU pediu que os ministros do tribunal suspendessem imediatamente a oferta do crédito e apontou “finalidade eleitoral” na medida. No dia 25 de outubro, dias antes do pleito eleitoral, o banco informou à corte de contas que havia emprestado R$ 4,2 bilhões em consignado a 1,6 milhão de beneficiários desde 10 de outubro.

Naquela semana, coincidiu com a decisão do TCU o fato de a Caixa ter solicitado ao Ministério da Cidadania o prazo de cinco dias para liberar os valores aos interessados. Assim, os valores só seriam disponibilizados após o segundo turno.

Fontes do banco avaliam, nos bastidores, que a indefinição do processo no TCU também é um dos motivos para a suspensão da oferta do crédito aos beneficiários do programa social até que o tribunal tome uma decisão final. No limite, se identificar irregularidades ao final do processo, o órgão poderia punir os dirigentes do banco estatal.

A Caixa é o banco líder da oferta e a única instituição financeira das cinco maiores do país que passou a oferecer o produto – os privados Santander, Bradesco e Itaú rejeitaram a oferta, com críticas ao crédito, e o Banco do Brasil, controlado pela União, também não ofereceu a modalidade. Segundo o Ministério da Cidadania, há 14 instituições financeiras habilitadas a oferecer o produto.

A Caixa opera com taxa de juros de 3,45% ao mês, um pouco abaixo do teto estabelecido pelo Ministério da Cidadania, que é de 3,5% ao mês.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.