A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta terça-feira, dia 11, uma redução de até 33% nas taxas de juros para as linhas de crédito voltadas às micro e pequenas empresas, em convênio com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
A medida, que deve impactar 2,1 milhões de empresas, tem como objetivo incentivar o setor produtivo e contribuir para o desenvolvimento do país, gerando emprego e renda. A presidente do banco, Rita Serrano, destacou a importância da Caixa voltar a atuar nos programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, além de focar no setor produtivo.
Para as empresas contempladas, as linhas de capital de giro ficam disponíveis para contratação com taxas a partir de 1,21% ao mês, enquanto investimentos para compra de máquinas e equipamentos podem ser contratados com taxas a partir de 1,34% ao mês. Na linha de crédito que dispensa apresentação de garantia pelo tomador, as taxas ficam a partir de 1,87% ao mês, sendo destinada para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Além da redução de juros, a Caixa oferece outras vantagens, como gratuidade na primeira anuidade dos cartões de crédito e um convênio de cobrança bancária com redução de até 30%. A medida, segundo o banco, tem como objetivo contribuir para a retomada econômica do país.
O anúncio foi feito durante evento promovido pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo (FPE) e foi bem recebido pelos representantes do setor produtivo. A CACB destacou a importância da medida para a sustentabilidade dos pequenos negócios, que têm sido os mais afetados pela crise econômica.
A medida é vista como uma forma de fomentar a economia e garantir a continuidade das operações das empresas, que têm enfrentado dificuldades para manter suas atividades. Com a redução dos juros, as empresas poderão investir em novos projetos, contratar mais funcionários e contribuir para a retomada do crescimento econômico.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.