Variedades

Caixa inicia renegociação de dívidas do crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal anunciou novas medidas para ajudar quem está atrasado com as prestações do financiamento imobiliário. O banco tem hoje 589 mil contratos com prestações em atraso, ou 11% da carteira de 5,2 milhões de contratos ativos. Os pagamentos em atraso somam R$ 10,1 bilhões.

A fim de reduzir esses números, a Caixa poderá perdoar multas e juros de mora das parcelas em atraso, caso haja um primeiro pagamento – ou seja, uma espécie de “entrada” – equivalente à uma parte do montante devido, incorporando o restante da dívida nas parcelas originais do contrato.

Também será possível usar o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações. Os clientes ainda conseguirão alterar a data de vencimento dos pagamentos e, em casos excepcionais, ter direito a um acordo personalizado, indo direto à agência da Caixa. Segundo o banco, cerca de 600 mil famílias, ou 2,3 milhões de pessoas, devem ser beneficiadas.

Para Daniele Akamine, advogada do setor imobiliário, essa mudança é positiva para ambas as partes. “Do lado do comprador, ganham as pessoas que vêm enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos e terão a chance de se organizar financeiramente para não perder o imóvel”, explica. “A decisão também é benéfica para a Caixa, pois evita que a instituição acumule mais imóveis retidos por inadimplência no pagamento”, acrescenta a especialista.

Outra novidade anunciada é a redução de até 1,25 pontos percentuais nas taxas de juros para operações pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) também tiveram mudanças e passam a ter a mesma taxa mínima de 8,5% a.a. e máxima de 9,75% a.a.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, diz que essa redução amplia a oferta de crédito imobiliário em condições competitivas de mercado. “Isso demonstra nosso compromisso com as melhores condições de financiamento para as pessoas e colabora para a retomada de investimentos no setor, com a criação de empregos, mais renda e aquecimento da economia”, completa o presidente.

As novas taxas começam a valer na próxima segunda-feira (10).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.