A Caixa Econômica Federal lançará ainda no mês de abril uma nova linha de crédito destinada a financiar produtos e serviços de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania e faz parte de uma estratégia do Governo Federal para promover a inclusão e a acessibilidade.
Os valores disponíveis para contratação variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, com prazo de pagamento de até 60 meses. A linha de crédito poderá ser utilizada para adquirir equipamentos como cadeiras de rodas, próteses, aparelhos auditivos e adaptações de imóveis e veículos para pessoas com deficiência. Além disso, a linha também possibilita o financiamento da manutenção, revisão e reparo de produtos e recursos de tecnologia assistiva.
Uma das grandes vantagens da linha de crédito – anunciada nesta segunda-feira (3) pela presidente da Caixa Rita Serrano, é a acessibilidade das taxas de juros. Clientes com renda de até cinco salários mínimos terão uma taxa de 6% ao ano, enquanto os clientes com renda entre cinco a dez salários mínimos terão uma taxa de 7,5% ao ano.
Para solicitar o crédito, é necessário apresentar os documentos pessoais, comprovantes de renda e de endereço diretamente em uma agência da CAIXA. Caso aprovado, o cliente receberá uma carta de crédito que permitirá a solicitação do equipamento ou serviço junto a empresas credenciadas e a emissão da nota fiscal. Com a nota fiscal em mãos, o contrato poderá ser finalizado, com o repasse do valor da compra diretamente na conta CAIXA do fornecedor.
É importante destacar que, em alguns casos, será necessário apresentar um documento com orientação e prescrição médica vinculado à pessoa com deficiência que será beneficiada com o produto ou serviço financiado.Essa e outras informações sobre a linha Crédito PCD CAIXA podem ser consultadas no site: https://caixa.gov.br/creditopcd.
Além dos equipamentos tradicionais para pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, aparelhos auditivos, próteses, a linha de crédito pode financiar a adaptação de imóveis e de veículos para pessoas com deficiência. Os mutuários também poderão financiar a manutenção, a revisão e o reparo de produtos e recursos de tecnologia assistiva.
A nova linha de crédito da CAIXA para pessoas com deficiência é uma iniciativa importante para promover a inclusão e acessibilidade no país. A possibilidade de financiamento de produtos e serviços de tecnologia assistiva é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e garantir que tenham acesso a equipamentos e serviços que possam ajudá-las a superar as barreiras e limitações impostas pela deficiência.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.