(ANSA) – Cientistas descobriram que o café ajuda a acordar não apenas por ser um estimulante, mas também por conseguir desacelerar o nosso relógio biológico interno. Este novo “truque” da cafeína foi encontrado por uma equipe do Medical Research Council’s Laboratory of Molecular Biology de Cambridge, no Reino Unido, e divulgado pela revista científica “Science Translational Medicine”.
Segundo os pesquisadores, tomar um expresso duplo cerca de três horas antes de ir para a cama posterga em 40 minutos a ativação da melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, fazendo com que seja mais difícil dormir. Os resultados do estudo podem contribuir no tratamento de alguns distúrbios do sono e também ajudar pessoas que acordam muito cedo a colocar no ritmo a quantidade de horas dormidas.
“[A pesquisa] pode ser útil para jet lag se você está voando de um canto a outro do mundo, onde tomar cafeína na hora certa do dia pode acelerar o tempo que leva para superá-lo”, afirmou um dos autores do estudo, John O’Neill, em entrevista à rede britânica “BBC”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.