O ano está apenas começando e boa parte da população já está procurando alguma atividade física para entrar em forma. E para ajudar nesta empreitada uma xícara de café quente pode ser um grande aliado. De acordo com cientistas, a cafeína pode ajudar a impulsionar o seu treino diário e melhorar o desempenho atlético.
Os atletas que bebem café têm os níveis de resistência mais elevados do que aqueles que não ingerem cafeína, de acordo com um estudo da Universidade da Geórgia. O pesquisador e autor, Simon Higgins, estudante de doutorado em cinesiologia, disse: “Isso é útil para os atletas porque o café é um composto que ocorre naturalmente”.
Para chegar a suas conclusões, Higgins analisou mais de 600 artigos acadêmicos. Ele se concentrou naqueles que analisava as condições cafeína-café, a medida e a dose de cafeína e o desempenho de resistência. Ele descobriu nove estudos que classificaram o café especificamente como causador da melhora da resistência.
“O café é uma fonte popular de cafeína, por isso este estudo procurou saber mais sobre seus benefícios ergogênicos”, disse Higgins. O pesquisador observou que, nos nove testes, entre três e sete miligramas de cafeína do café por quilograma de peso corporal, a resistência aumentou em uma média de 24%.
[xtopic title=”Veja também:” layout=”1″ alignment=”left” count=”3″ condition=”latest” order=”DESC” tags=”” featured=”0″ ids=”25417,8969,7368″ cats=””]
A quantidade de cafeína de uma xícara de café pode variar de 75 a mais de 150 mg – dependendo de como os grãos de café são torrados e fabricados, bem como a sua variedade. Nos testes, os participantes pedalaram ou correram após beber uma xícara de café. Depois, eles se exercitaram vigorosamente e os resultados foram registrados. Para a maioria dos atletas, a resistência foi “visivelmente melhorada” após consumir café.
O estudo constatou que a cafeína do café tem benefícios ergogênicos – na medida em que melhora o desempenho físico. Mas, outras pesquisas são necessárias para investigar o uso da cafeína do café em oposição ao uso de cafeína pura.
O doutor Higgins, disse: “Enquanto há uma falta de investigação sobre a qualidade do café como fonte de cafeína, há uma abundância de investigação sobre a cafeína pura. É surpreendente o quão pouco sabemos sobre a cafeína do café e quanto os seus efeitos de resistência podem ser tão benéficos como a cafeína pura”.
De acordo com os resultados do estudo, o café não deve ser descartado como menos benéfico para a resistência. A bebida parece ser “tão útil” como tomar os comprimidos de cafeína ou o pó de cafeína, concluiu o estudo. No entanto, o pesquisador advertiu que os atletas precisam prestar muita atenção na quantidade de cafeína que eles acabam ingerindo, é preciso moderação. O estudo foi publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.