Na última semana, foi divulgado um dos principais rankings universitários do mundo, o Times Higher Education. Liderada pela britânica Universidade Oxford, a lista deste ano tem 11 universidades brasileiras. Na edição deste ano, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países.
Critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimentos são utilizados como indicadores de desempenho das universidades. Utilizando esses critérios, o Brasil passou de nono para o sétimo país com maior número de universidades na lista, deixando para trás o Chile, Itália e Espanha.
A USP (Universidade de São Paulo), melhor do país há pelo menos oito anos neste ranking, manteve a posição. A universidade apresentou melhor pontuação no quesito “impacto das citações”, em comparação ao ano passado, mas ficou entre a 251º e a 300ª melhor do mundo, mesma posição que alcançou no ano anterior.
Saiba quais são as universidades brasileiras que passaram a integrar o ranking:
- Universidade de Caxias do Sul (RS)
- Universidade Federal de Alagoas
- Universidade Federal do Espírito Santo
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
- Universidade Federal de Ouro Preto (MG)
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN)
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Universidade de Fortaleza
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
- Universidade do Estado de Santa Catarina
- Universidade Estadual de Santa Cruz (BA)
Ingressar em uma boa universidade, requer um grande preparo. Para isso, conte com a ajuda do Educa Mais Brasil 2020. O programa oferta bolsas de estudo para várias modalidades de ensino, inclusive, para cursinhos pré-vestibulares. Se interessou? Não perca tempo, acesse o site do programa e confira as oportunidades.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.