O governo federal lançou nesta segunda-feira (2) o Programa Água nas Escolas, que prevê, na primeira etapa, a construção de 2 mil cisternas em estabelecimentos de educação nas zonas rurais e de periferia. A expectativa é atender mais de 100 mil alunos em cerca de 350 cidades da Região Nordeste do país.
O programa terá investimento de R$ 60 milhões e será realizado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil.
O acordo de cooperação técnica foi assinado em cerimônia no Ministério da Cidadania. Na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância do programa para a população da região que será beneficiada.
“Nós, aqui, às vezes não damos muito valor à água, temos em abundância. Lá, quando você vê um velho nordestino, uma senhora de idade, com pele enrugada, entrando debaixo de uma bica d’água, não tem preço a alegria daquela pessoa, parece que ganhou na Mega-Sena”, disse o presidente, ao ressaltar a importância da água para a população no Nordeste do país.
Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, o Censo Escolar revelou que há 3 mil escolas onde falta água na Região Nordeste.
“O último Censo Escolar apontou, na Região Nordeste, a existência de três mil escolas onde falta água. São alunos, professores e funcionários sem acesso à rede pública de abastecimento, a poço artesiano ou a cisterna. Por meio de tecnologia e sistema de abastecimento, o Programa Água nas Escolas vai mudar essa situação e garantir a oferta de água potável. Temos certeza que com melhores condições de infraestrutura haverá ganhos na qualidade de ensino, no rendimento dos alunos e no dia a dia das famílias”, ressaltou o ministro.
Programa Cisternas
“O Programa Cisternas, conduzido pelo Ministério da Cidadania, já entregou mais de um milhão e 100 mil obras em todo o país. É água para consumo, para produção agrícola, para as escolas e unidades do Sistema Único de Assistência Social, o Suas”, ressaltou o Ministro da Cidadania, João Roma.
O acordo entre o Ministério da Cidadania, BNDES e Fundação BB está alinhado ao Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, o Programa Cisternas, que tem como objetivo a promoção do acesso à água para consumo humano e animal, e produção de alimentos. A ação beneficia por meio da aplicação de tecnologias sociais, famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água nas escolas rurais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.