Variedades

Bolsonaro firma lei sobre vacinas, mas defende remédio sem comprovação

(ANSA) – O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (10) projetos de lei que ampliam a capacidade de aquisição de vacinas pelo governo federal, mas voltou a defender o uso de medicamentos que não têm comprovação científica de eficácia contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.

“A gente orienta a população brasileira ao menor sintoma de Covid, como a falta de paladar, resfriado e febre, procure a unidade básica de saúde. O médico sabe que não existe um medicamento ainda com sua comprovação científica, mas muitos médicos também afirmam que existem tratamentos opcionais”, afirmou.

Durante discurso no Palácio do Planalto, Bolsonaro reforçou que o médico “sabe, aprendeu, tem o direito e o dever de medicar todo aquele que o procura” na busca de uma alternativa contra uma “doença ainda não totalmente conhecida, ainda não contendo um medicamento com a sua certificação, com sua comprovação científica”.

Ele afirmou que muitas pessoas estão sendo salvas no Brasil ao buscar esse atendimento imediato, inclusive ele, com “uma cesta de produtos, como a ivermectina, hidroxicloroquina, annita, azitromicina, vitamina D, entre outros, e tiveram sucesso”.

A declaração foi dada durante a primeira cerimônia do Palácio do Planalto após o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez duras críticas sobre a gestão do governo contra a Covid-19.
E apesar de voltar a falar sobre os medicamentos, Bolsonaro e seus ministros mudaram a postura, tendo em vista que apareceram utilizando máscara de proteção contra a Covid, algo incomum.

No início de seu pronunciamento, inclusive, Bolsonaro chegou a defender a atuação de seu governo contra a pandemia, ressaltando que foi incansável na luta.

“Fomos um exemplo para o mundo. Várias medidas tomamos em 2020. A politica do lockdown adotada no passado, o isolamento ou confinamento, visava tão somente dar tempo para que hospitais fossem aparelhados com leitos de UTI e respiradores. O governo federal não poupou esforços, não economizou recursos para atender todos estados e municípios”, afirmou.

Na cerimônia, o presidente também sancionou uma lei que prorroga a suspensão do cumprimento de metas pelos prestadores de serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.