Alex Carreiro havia se recusado a deixar o cargo
(ANSA) – O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (10) a saída do mandatário da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Alex Carreiro, que havia sido demitido pelo chanceler Ernesto Araújo, mas se recusara a deixar o cargo.
Bolsonaro publicou uma foto no Twitter ao lado do ministro das Relações Exteriores e de seu novo indicado para presidir a Apex, Mário Vilalva. “Recebi hoje o embaixador Mário Vilalva, indicado pelo chanceler Ernesto Araújo para o cargo de presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos. Boa noite a todos!”, escreveu o presidente da República.
Diplomata de carreira, Vilalva é especialista em comércio exterior e foi embaixador em Santiago, no Chile, por quatro anos. Primeira baixa do governo, Carreiro é publicitário e era alvo de críticas por uma suposta falta de preparo, especialmente por não ser fluente em inglês, requisito obrigatório para presidir a Apex.
Sua saída havia sido anunciada por Araújo no Twitter, mas ele disse que só deixaria a função quando fosse comunicado pelo próprio presidente da República. A agência é responsável pela promoção de empresas e produtos brasileiros no exterior.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.