(ANSA) – O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (12) sua saída do PSL e a criação de um novo partido, chamado “Aliança pelo Brasil“.
Em uma mensagem no Facebook, o mandatário agradeceu a “todos que colaboraram” com ele no Partido Social Liberal e “que foram parceiros nas eleições de 2018”.
“Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: ‘Aliança pelo Brasil'”, escreveu Bolsonaro, após uma reunião com parlamentares de sua atual legenda no Palácio do Planalto.
O presidente vinha se desentendendo com o mandatário do PSL, deputado federal Luciano Bivar, e, no início de outubro, chegou a dizer a um apoiador que esquecesse o partido.
O Aliança pelo Brasil será a nona legenda política na trajetória de Bolsonaro, que terá de reunir 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados para formalizar o partido.
O PSL tem hoje 53 dos 513 deputados federais e três dos 81 senadores, mas, segundo o parlamentar Daniel Silveira (RJ), pelo menos 30 devem acompanhar Bolsonaro em seu novo partido. Aliados do presidente estudam desenvolver um aplicativo para fazer a coleta de assinaturas, o que seria algo inédito no Brasil.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.