A Black Friday terminou com um faturamento de R$ 1,536 bilhão, segundo pesquisa da Clear Sale, feita em parceria com o Busca Descontos, organizador da BlackFriday.com.br.
O valor é quase o dobro do registrado no ano passado, quando a data faturou R$ 872 milhões; e também bem maior que a projeção do mercado, de R$ 978 milhões.
“O aumento do faturamento pode ser explicado pelos investimentos dos varejistas na data, principalmente em tecnologia, fazendo com que os sites não ficassem fora do ar e fortalecendo a importância do relacionamento com o consumidor”, afirmou em nota Omar Jarouche, gerente de inteligência estatística da ClearSale.
“Mesmo com o cenário econômico instável, o consumidor aproveitou a data para economizar e antecipar as compras de Natal, por isso conseguimos alcançar um número tão expressivo”, comentou em nota Juliano Motta, diretor geral da BlackFriday.com.br. Ao todo, foram realizadas 3.122.843 milhões de transações durante a ação, 49% a mais que o ano passado.
Segundo o portal do varejo, o ranking com mais vendas entre as regiões do país foi ocupado em primeiro lugar pelo Sudeste, com R$ 970 milhões, seguido do Nordeste (R$ 220 milhões), Sul (R$ 211 milhões), Centro-Oeste (R$ 102 milhões) e Norte (R$ 32 milhões).
As categorias com mais transações registradas foram Eletrodomésticos (R$ 370 milhões), Celulares e Smartphones (R$ 328 milhões), Eletrônicos (R$ 240 milhões), Informática (R$ 147 milhões) e Móveis (R$ 74 milhões).
Do total das transações, 53% foram feitas por homens, enquanto as mulheres responderam por 46% da fatia. Enquanto isso, na distribuição por idade, a faixa entre 31 e 40 anos foi a que mais consumiu – ficando com 33% do bolo. As pessoas entre 41 ou mais vieram logo em seguida, com 29%.
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