Charles ‘Chuck’ Feeney, ex-bilionário e co-fundador da gigante do varejo aeroportuário Duty Free Shoppers, está falido depois de doar sua enorme fortuna para instituições de caridade.
O homem de 89 anos, que viveu uma vida tranquila, doou mais de US $ 8 bilhões para instituições de caridade, universidades e fundações em todo o mundo por meio de sua fundação, a Atlantic Philanthropies.
Feeney foi o pioneiro da Giving While Living, a ideia de gastar a fortuna em grandes doações de caridade durante a vida, em vez de criar uma fundação após a morte. Ele era famoso por sua promessa de que doaria todo o seu dinheiro para causas de caridade, e ele realizou seu sonho neste mês. E ele insiste que não poderia estar mais feliz.
“Aprendemos muito. Faríamos algumas coisas de forma diferente, mas estou muito satisfeito. Eu me sinto muito bem por concluir isso sob meu comando”, disse Feeney à Forbes.
Agora, suas contribuições de extrema caridade não são mais um segredo. Sua fundação, que foi dissolvida em 14 de setembro, ajudou, por exemplo, a modernizar o sistema de saúde do Vietnã e se concentrou na expansão da educação.
Ele deu US $ 3,7 bilhões para a educação – incluindo quase US $ 1 bilhão para a Cornell Alma Mater; mais de US $ 870 milhões para direitos humanos e mudança social. Ele também deu mais de US $ 700 milhões para causas da saúde, variando de US $ 270 milhões para melhorar a saúde pública no Vietnã a US $ 176 milhões para o Global Brain Health Institute da Universidade da Califórnia, em San Francisco.
Um de seus presentes finais foi uma doação de US $ 350 milhões para que a Universidade Cornell construísse um campus de tecnologia na Ilha Roosevelt na cidade de Nova York.
Sem se gabar de ter doado seu dinheiro, Feney pediu a outros bilionários que também fizessem o juramento do Giving While Living. “Experimente, você vai gostar”.
Foi sua generosidade que influenciou Bill Gates e Warren Buffett no lançamento do Giving Pledge em 2010 – uma campanha para que os ricos do mundo doem pelo menos metade de sua fortuna antes de morrer.
“Chuck criou um caminho para outros filantropos seguirem. Lembro-me de conhecê-lo antes de iniciar o compromisso de doação. Ele me disse que deveríamos encorajar as pessoas a não dar apenas 50 por cento, mas o máximo possível durante a vida. Ninguém é melhor exemplo disso do que Chuck. Muitas pessoas falam comigo sobre como ele as inspirou. É realmente incrível”, disse Bill Gates.
Hoje, o empresário mora em um apartamento modesto em San Francisco com uma placa que diz ‘Parabéns a Chuck Feeney por US $ 8 bilhões de doações filantrópicas’.
Em 2012, Feeney disse que reservou US $ 2 milhões para a aposentadoria dele e de sua esposa com planos de doar o restante.
O filantropo deu todo o seu dinheiro para instituições de caridade anonimamente e até mesmo fez um grande esforço para manter suas doações em segredo. Até ser revelado agora. Por isso, ele é conhecido como o James Bond da Filantropia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.