Em muitos artigos publicados por universidades internacionais, forma apontadas diversas vantagens no consumo de bebidas energéticas, mas é preciso ficar atento e consumi-las com cautela. Veja alguns dos componentes presentes neste tipo de bebida:
Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo. Não se conhece bem os efeitos de seu consumo sobre nossa saúde em longo prazo.
– Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias.
– Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e aumentando o estado de vigília.
– Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência.
– Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.
Com esses ingredientes, muitas vezes são geradas bebidas agradáveis ao paladar e que propiciam agitação para aquela noite de estudos ou até mesmo muita disposição para curtir uma festa, mas nem tudo são flores. Muitas pessoas deixam de consumir bebidas alcólicas e exageram nos energéticos, com a falsa sensação de estar fazendo uma troca saudável, mas não é bem assim. Essas bebidas mascaram a fadiga da pessoa e aumentam significamente os batimentos cardíacos, podendo causar um ataque cardíaco. Além disso, pela alta dose de cafeína, essa bebida pode causar epipelpcia e até mesmo a morte.
Portanto, moderação!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.