Um bebê britânico nascido com o coração fora de seu corpo conseguiu sobreviver após passar por três cirurgias realizadas em um hospital em Leicester (Reino Unido), informa o jornal The Independent.
Vanellope Hope Wilkins nasceu em 22 de novembro após uma cesariana. A menina tem uma doença rara chamada ectopia cordis, que faz com que a maioria dos bebês com este transtorno nasça sem vida.
A doença foi detectada no ultra-som na nona semana de gestação e os médicos ofereceram à mãe a possibilidade de interromper sua gravidez. No entanto, os pais da menina rejeitaram a proposta.
Cerca de 50 médicos participaram da cirurgia, detalha o jornal britânico. O bebê foi submetido a três operações no total. Primeiro, os médicos colocaram o coração dentro do corpo e, após sete dias, dilataram o peito para criar mais espaço para este órgão. O terceiro estágio foi remover a pele de debaixo dos braços para enxertar na caixa torácica e proteger seu coração em uma área onde não tem costelas.
O bebê sobreviveu às intervenções, mas permanece em risco e sua condição dependerá do processo de recuperação e do tratamento que ela recebe. Os médicos dizem que é a primeira operação desse tipo a ser bem sucedida no Reino Unido. Estatisticamente, apenas 10% dos bebês nascidos com esta doença sobrevivem, afetando 8 de cada milhão de crianças.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.