O Banco do Brasil (BB) está dando mais um passo em direção à inovação e comodidade para seus clientes. Em fase de testes, o banco está permitindo que correntistas paguem tributos com criptomoedas, por meio de uma parceria com a startup Bifty, especializada em blockchain.
O serviço, disponível apenas para quem tem criptoativos custodiados na Bifty, permitirá o pagamento de guias de tributos, taxas e obrigações por meio de convênios firmados pelo BB com a União, governos locais e concessionárias de serviços públicos.
O processo de pagamento é semelhante ao de um boleto com código de barras, onde o cliente escolhe a criptomoeda com a qual deseja pagar o imposto, captura o código de barras ou digita a sequência de números e todas as informações do tributo aparecem para serem validadas antes da confirmação do pagamento. A operação é convertida em reais e liquidada instantaneamente, tornando o processo mais rápido e fácil.
O Banco do Brasil afirma que a experiência é segura tanto para o cidadão quanto para o ente público, e não requer novos convênios ou mudanças na forma de receber os tributos. Além disso, a Bifty, que recebeu investimentos de fundos do Programa de Corporate Venture Capital do BB, passará a atuar como parceira do banco, oferecendo serviços que permitirão aos parceiros (instituições financeiras, fintechs, entre outros) oferecer o pagamento de guias de tributos.
Essa é mais uma iniciativa do Banco do Brasil para se manter atualizado em relação às novas tecnologias e necessidades dos clientes, proporcionando mais praticidade e eficiência nos serviços bancários. A inovação também permite ao banco se diferenciar da concorrência, oferecendo soluções modernas para seus correntistas.
A iniciativa do Banco do Brasil é um importante passo para a consolidação das criptomoedas no mercado financeiro e demonstra que as instituições financeiras estão se adaptando às novas formas de pagamento. Ainda que a tecnologia de blockchain e criptomoedas esteja em constante evolução, é certo que a adoção de soluções inovadoras e seguras são necessárias para manter o mercado financeiro conectado às necessidades dos clientes.
Em resumo, a parceria entre o Banco do Brasil e a Bifty para permitir o pagamento de tributos com criptomoedas é um exemplo de como a inovação pode ser aplicada de forma prática e segura, tornando a vida dos correntistas mais fácil e moderna. A iniciativa também demonstra a disposição do banco em se manter atualizado em relação às novas tecnologias e em atender as necessidades de seus clientes. O aplicativo Bifty pode ser baixado no link https://bitfy.app/.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.