(ANSA) – Manifesto contundente em defesa do meio ambiente e dos modelos de desenvolvimento baseados no consumo desenfreado, a encíclica do papa Francisco sobre ecologia foi elogiada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Dou as boas-vindas à encíclica de sua santidade papa Francisco e admiro profundamente sua decisão de expor o tema – com clareza, potência e a autoridade moral de sua posição -, buscando uma ação global sobre as mudanças climáticas”, diz o mandatário norte-americano em uma nota divulgada pela Casa Branca.
Além disso, o mandatário dos EUA – um dos países mais poluentes do mundo – prometeu discutir o assunto com Jorge Bergoglio durante sua visita a Washington, no próximo mês de setembro. “Tenho esperança que todos os líderes mundiais reflitam sobre o apelo do papa Francisco e atuem juntos para proteger a nossa casa comum”, conclui o comunicado.
Chamada “Laudato Si” (“Louvado Seja”), a encíclica tem 192 páginas e afirma, entre outras coisas, que a população mundial foi obrigada a pagar pelo resgate de bancos durante a crise de 2008 e que é preciso “diminuir o passo” e privilegiar um estilo de vida “conciliável com a defesa integral do meio ambiente”. Entre os que contribuíram com o texto está o teólogo brasileiro Leonardo Boff, que enviara ao Papa diversos documentos sobre ecologia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.