O Banco do Brasil informou nesta segunda-feira (11), que foi aprovado um conjunto de medidas relacionadas à revisão e ao redimensionamento de sua estrutura organizacional.
Segundo o BB, a implementação plena das medidas deverá ocorrer durante o primeiro semestre de 2021 proporcionando “ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país”.
Entre as medidas estão a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA); conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências; transformação de 145 unidades de negócios em lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento; relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios; criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 escritórios leve digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.
“A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais”, explicou o banco estatal.
A economia líquida anual estimada com despesas administrativas gerada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.
No comunicado enviado nesta segunda ao mercado, o Banco do Brasil informa que foram aprovadas ainda, duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas Unidades do banco, e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento.
O número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro.
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