Variedades

Auxílio emergencial: segunda parcela começa a ser paga a partir de hoje (18)

A partir desta segunda-feira (18 de maio), será liberada a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 para beneficiários do Bolsa Família elegíveis a receber a ajuda. A ordem de pagamentos obedece o número do NIS (Número de Identificação Social), assim como ocorre todos os meses para quem tem direito ao programa.

Os outros trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) começam a receber na quarta-feira (20), de acordo com o mês de aniversário de cada um.

Após mais de duas semanas de atraso da previsão inicial de pagamento, na sexta-feira (15), o governo publicou o calendário de liberação da segunda parcela do auxílio emergencial no Diário Oficial da União.

O cronograma será dividido em três momentos:

  • Pagamentos e saques do Bolsa Família – de 18 a 29 de maio
  • Pagamentos virtuais e uso digital dos demais beneficiários – de 20 a 26 de maio
  • Saques e transferências dos demais beneficiários – de 30 de maio a 13 de junho

Só quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril irá receber o segundo depósito dentro desse cronograma. Ainda não há previsão para a segunda parcela daqueles que tiverem o pagamento liberado após esta data.

A Caixa também lançou novas datas de pagamento para os pedidos que estavam “em análise” ou foram contestados e foram aprovados recentemente. Para essas pessoas, a primeira parcela só começa a ser paga na terça-feira (19), conforme a data de aniversário do trabalhador.

As datas da terceira parcela do benefício, antes previstas para maio, seguem indeterminadas.

Bolsonaro veta ampliação de auxílio emergencial a categorias como motoristas de aplicativos e diaristas
© Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O que mudou?

A partir desta segunda parcela, todos os beneficiários (com exceção daqueles cadastrados no Bolsa Família) irão receber o dinheiro pela conta digital da Caixa, inclusive os que possuem contas em outros bancos. A mudança afetará 3 milhões de pessoas, segundo a própria Caixa.

Na prática, o dinheiro não poderá ser transferido ou sacado de nenhuma forma até o início do segundo calendário, específico para essa finalidade, que só começa no fim do mês.

Até a primeira parcela, os correntistas da Caixa e de outros bancos podiam receber o auxílio nas contas informadas no pedido do benefício ou listadas no Cadastro Único.

Dessa forma, o saque podia ser realizado nos caixas automáticos desses bancos, sem a necessidade de esperar por um calendário.

Agora, para movimentar o dinheiro, todos os beneficiários irão depender do aplicativo Caixa Tem, que recebeu várias reclamações de mal funcionamento. Não será preciso pedir a abertura de conta. Ela será feita automaticamente.

“O cliente que recebeu a primeira parcela pela conta poupança da Caixa ou por outro banco terá aberta nesta segunda etapa, gratuitamente, uma Poupança Social Digital e movimentará os recursos por meio do Caixa Tem”, informa o banco, em comunicado.

Na primeira leva de pagamentos, somente aqueles que não tinham conta em banco ou não a informaram tinham de seguir um cronograma de saques. Eles receberam a primeira parcela pela Conta Poupança Social Caixa, aberta especialmente para este programa.

Ainda de acordo com a Caixa, a mudança foi realizada para tentar evitar a aglomeração e formação de mais filas. O banco chegou a ser notificado pelo Procon e acionado pela Justiça por conta das enormes filas do lado de fora das agências em meio à pandemia de covid-19.

Bolsa Família

Para quem tem Bolsa Família, já estavam previstas as datas que seguem o número final do NIS, conforme a tabela abaixo:

Calendário da 2ª parcela (saque em dinheiro) – Bolsa Família

Número de Identificação Social:Data do recebimento:Número de beneficiados
NIS 118 de maio (segunda)1,9 milhão
NIS 219 de maio (terça)1,9 milhão
NIS 320 de maio (quarta)1,9 milhão
NIS 421 de maio (quinta)1,9 milhão
NIS 522 de maio (sexta)1,9 milhão
NIS 625 de maio (segunda)1,9 milhão
NIS 726 de maio (terça)1,9 milhão
NIS 827 de maio (quarta)1,9 milhão
NIS 928 de maio (quinta)1,9 milhão
NIS 029 de maio (sexta)1,9 milhão
Fonte: Ministério da Cidadania

Os beneficiários do Bolsa Família também serão os primeiros a poder sacar o dinheiro. Todos os outros terão de esperar por um outro calendário para fazer retiradas em espécie e até mesmo realizar transferência de recursos para outros bancos.

Pagamento e uso digital

Quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em conta digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento. Nesse período, não poderão ser realizados saques ou transferências de recursos para outras contas.

Calendário da 2ª parcela (uso digital) – Poupança Social

Nascidos em:Data do recebimento:Número de beneficiados
Janeiro e fevereiro20 de maio (quarta)5 milhões
Março e abril21 de maio (quinta)5,3 milhões
Maio e junho22 de maio (sexta)5,3 milhões
Julho e agosto23 de maio (sábado)5,2 milhões
Setembro e outubro25 de maio (segunda)5,2 milhões
Novembro e dezembro26 de maio (terça)5 milhões
Fonte: Ministério da Cidadania

A Caixa anunciou que, nesse período, será possível fazer compras por meio de um cartão digital, que poderá ser emitido gratuitamente por meio do aplicativo Caixa Tem.

Com este cartão, que é gerado virtualmente, o beneficiário poderá realizar compras por sites e aplicativos. Ele também terá a possibilidade de fazer pagamentos de boletos para contas de água, luz, telefone e cartões.

Saques e transferências

Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento. Isso também vale para as transferências para outros bancos.

“Os que recebem o crédito pela Poupança Social Digital e optarem por sacar o benefício em espécie deverão seguir o calendário escalonado por mês de aniversário. Nas datas indicadas, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança Caixa ou conta em outro banco”, informou a instituição.

Calendário da 2ª parcela (saque em dinheiro) – Poupança Social e demais públicos

Nascidos em:Data do recebimento:Número de beneficiados
Janeiro30 de maio (sábado)2,6 milhões
Fevereiro1 de junho (segunda)2,4 milhões
Março2 de junho (terça)2,7 milhões
Abril3 de junho (quarta)2,6 milhões
Maio4 de junho (quinta)2,7 milhões
Junho5 de junho (sexta)2,6 milhões
Julho6 de junho (sábado)2,6 milhões
Agosto8 de junho (segunda)2,6 milhões
Setembro9 de junho (terça)2,6 milhões
Outubro10 de junho (quarta)2,6 milhões
Novembro12 de junho (sexta)2,5 milhões
Dezembro13 de junho (sábado)2,5 milhões
Fonte: Ministério da Cidadania

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.