Variedades

Autossabotagem: o que é e como vencê-la?

Sabe quando criamos obstáculos na hora de realizar alguma tarefa ou ir em busca de nossos objetivos? O nome disso é autossabotagem. Esse comportamento não intencional é mais comum do que se imagina e, muitas vezes, ocorre de forma repetitiva, prejudicando não só a vida pessoal, mas também a profissional.

A automedicação, a procrastinação, o consumo excessivo de álcool e a compulsão por comida são os comportamentos de autossabotagem mais comuns. Eles ajudam a mascarar o que realmente precisa ser solucionado e, quase sempre, estão associados a uma autoimagem e autoestima negativas.

“A procrastinação, por exemplo, pode impactar negativamente a produtividade do indivíduo no trabalho. Adiar afazeres e compromissos são mecanismos de defesa diante da sensação de incapacidade que a pessoa tem de realizar algo”, explica David Braga, CEO da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em toda a América Latina.

Se você se encaixa nesse perfil, precisa se perguntar o que o tem levado a adiar ou evitar determinada situação. Afinal, o que você faz que sempre lhe prejudica? Costuma se atrasar sempre? Vive reclamando da empresa ou do seu superior no ambiente de trabalho? Sabota a própria dieta ou a ida à academia? O autoconhecimento é fundamental para vencer a autossabotagem.

Após identificar a causa, é possível reprogramar seus pensamentos e traçar metas para conquistar o que deseja. A pessoa que se autossabota deve enfrentar a si mesmo. “Quando você se conhece profundamente, passa a compreender quais são seus pontos fortes e fracos. É passando por obstáculos que encontramos a nossa verdadeira força interior”, assinala Braga.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.