Variedades

Austrália revela o primeiro trem solar do mundo

A partir de agora, um país em específico pode se orgulhar de ter o primeiro trem solar do mundo: a Austrália. Estamos falando de um veículo equipado com painéis solares que captam a energia necessária para poder se locomover, o que o torna um dos meios de transporte mais limpos que podemos encontrar na atualidade.

Tradicionalmente, os trens elétricos são considerados meios de transporte que respeitam o meio ambiente. No entanto, o fato de que eles não usam combustíveis fósseis não significa que eles estejam totalmente limpos, pois em muitos casos a eletricidade que eles usam vem de energias não-renováveis.

Felizmente, estamos cada vez mais conscientes da importância de proteger o meio ambiente para reduzir a poluição e evitar as terríveis consequências das mudanças climáticas. Por esta razão, alguns projetos que têm como objetivo “alimentar” seus trens apenas com energias renováveis já prosperaram. Por exemplo, os trens holandeses correm com ajuda da energia eólica desde o passado mês de janeiro, e o metrô de Santiago do Chile será alimentado por energia solar e eólica a partir de 2018.

Agora, o primeiro trem solar que foi lançado na Austrália pela Byron Bay Railroad Company vai um passo adiante nesta linha de transporte sustentável para garantir que a energia utilizada seja completamente limpa. As raízes deste projeto remontam à Segunda Guerra Mundial, uma vez que os dois vagões usados ​​foram construídos em 1949 e foram restaurados. Eles são fabricados com a fuselagem de alumínio usada nos bombardeiros, então eles têm a vantagem de serem muito leves.

trem com energia solar
Cada carga de energia solar irá fornecer o suficiente para 12 a 15 corridas

Depois de restaurar os vagões, a empresa decidiu integrar painéis solares no telhado para tornar o trem completamente auto-suficiente e respeitoso com o meio ambiente. Além disso, eles têm um sistema de travagem regenerativo que tem a capacidade de recuperar cerca de 25% da energia que o trem usa para acelerar. As baterias também podem ser carregadas na plataforma através de um grande painel solar no telhado do galpão de armazenamento, além de obter energia diretamente da rede de um fornecedor local.

O trem solar australiano acomoda até 100 passageiros e transporta viajantes entre duas estações recém-construídas que conectam Byron Bay, uma cidade costeira no estado de Nova Gales do Sul. No momento, o trem irá viajar a cada hora, e espera-se que o serviço seja expandido a partir de janeiro de 2018.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.