O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (16) sobre um aumento de casos de covid-19 a nível global.
Após mais de um mês de declínio, as novas infecções aumentaram 8% globalmente, em comparação com a semana anterior, com 11 milhões de novos casos e pouco mais de 43 mil novas mortes relatadas entre 7 e 13 de março.
“Depois de várias semanas de declínio, os casos relatados de covid-19 estão mais uma vez aumentando globalmente, especialmente em partes da Ásia”, observou ele, enfatizando que o aumento foi detectado apesar das investigações em andamento em alguns países. Casos que estamos vendo são apenas a ponta do iceberg.”
Nesse sentido, Tedros Adhanom alertou que são esperados novos surtos e aumentos locais súbitos, principalmente nas zonas onde as medidas de prevenção da transmissão foram flexibilizadas, lembrando que quando aumenta o número de infectados, aumentam as mortes pela doença.
Segundo a OMS, por trás dos aumentos está uma combinação de fatores, como a variante Ômicron altamente transmissível, o relaxamento das medidas de distanciamento social e as baixas taxas de vacinação em alguns países, impulsionadas em parte por uma “massa de desinformação”.
Níveis de mortalidade
“Existem níveis inaceitavelmente altos de mortalidade por COVID-19 em muitos países, especialmente onde as taxas de vacinação são baixas entre populações vulneráveis”, continuou ele, enfatizando que a pandemia ainda não acabou.
Por isso, Tedros pediu aos governos de todos os países que permaneçam alertas e implementem medidas como vacinação, atendimento precoce aos pacientes e aplicação de medidas de saúde pública para proteger os profissionais de saúde e a população.
“Continuamos pedindo a todos que se vacinem onde quer que as vacinas COVID-19 estejam disponíveis”, disse ele. “E continuamos trabalhando dia e noite para expandir o acesso às vacinas contra o coronavírus em todos os lugares”, acrescentou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.