Para os futuros condutores, ficará mais caro tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde segunda- feira (1), as autoescolas ajustaram a tabela de valores e com certeza oque já era caro ficou com um valor bem mais elevado, isso pelo fato de entrar em vigor a resolução nº 493 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que aumenta a carga horária das aulas práticas da primeira habilitação na categoria B (para carros).
Assim, as 20 horas de aulas passam a ser 25 horas, além dos simuladores que serão fornecidos pelas autoescolas, com isso o custo consequentemente também aumentou. A resolução do Contran representa o impacto de um reajuste de 13,64% em média para os condutores que vão investir na primeira Carteira Nacional de Habilitação.
Já os motoristas que desejarem adicionar a categoria A (específica para veículos com duas ou três rodas) à CNH precisarão fazer, no mínimo, 15 horas de aulas práticas (dessas, 3 no período noturno).
A medida pode ser interpretada com pontos positivos e negativos para os futuros motoristas. A estudante Abigail Souza, de 18 anos, acredita que o aumento das horas de aula pode refletir positivamente na capacitação dos motoristas, deixando-os mais confiante ao volante. Por outro lado, ela diz que o aumento no valor da CNH pode diminuir a procura dos futuros condutores pela carteira, já que, para muitos, o valor médio da habilitação é caro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.