Variedades

Atrasados do INSS: quem tem direito e como consultar valores?

Recursos são destinados a contribuintes com ganho de causa em processos judiciais para concessão ou revisão de benefícios previdenciários

Os atrasados do INSS, ou RPVs (Requisições de Pequeno Valor), são pagamentos concedidos a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que obtiveram ganhos em ações judiciais contra o órgão previdenciário.

Esses pagamentos são concedidos quando a ação é concluída e a Justiça determina o valor a ser pago, que não pode exceder 60 salários mínimos, ou seja, R$ 78.120, considerando o valor atual do salário mínimo.

Os valores totais concedidos em atrasados do INSS geralmente atingem a casa dos bilhões de reais. Neste mês, por exemplo, o Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou R$ 1 bilhão referentes a ações de janeiro entre os cinco Tribunais Regionais Federais.

As ações que geram direito aos atrasados do INSS costumam ser relacionadas a revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros tipos de benefícios previdenciários. É importante destacar que esses pagamentos só são concedidos após o término do processo judicial e a determinação do valor a ser pago pela Justiça.

Para saber se tem direito aos atrasados do INSS, é necessário consultar o site dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) responsáveis pela ação judicial. Geralmente, é necessário fornecer informações como número do processo, nome do advogado e número da RPV.

Os TRFs são responsáveis por processar e liberar os pagamentos de acordo com o cronograma definido por eles. Para saber o dia exato em que os valores serão liberados para saque, é necessário consultar a RPV disponível no portal do respectivo TRF.

É importante ressaltar que as RPVs são pagamentos diferentes dos precatórios, que são concedidos a quem ganha ações judiciais com valores superiores a 60 salários mínimos. As regras de liberação dos precatórios são diferentes das RPVs e dependem de uma ordem cronológica de pagamento determinada pelo Tribunal de Justiça.

Informações sobre os RPVs

Clique no link de cada tribunal regional e faça consulta sobre RPV:

TRF 1ª Região (Sede no DF, com jurisdição no DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)

TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)

TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e MS)

TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, PR e SC)

TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição em PE, CE, AL, SE, RN e PB)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.