Uma equipe de astrônomos americanos descobriram que civilizações extraterrestres avançadas podem permanecer invisíveis aos nossos telescópios, graças a um sistema de laser que esconde parcialmente ou completamente o planeta, de acordo com um artigo aceito para publicação na revista Monthly Notices of the Royal Astonomical Society.
Nos últimos anos, o telescópio espacial Kepler e o espectrógrafo HARPS, entre outros, descobriram milhares de exoplanetas, alguns deles estão dentro da área onde poderia haver vida e até mesmo são semelhantes à Terra. No entanto, até agora não foi encontrada nenhuma evidência da existência de civilizações alienígenas nesses planetas.
Os pesquisadores David Kipping, da Universidade de Harvard, e Alex Teachey, da Universidade de Columbia (EUA), argumentam que as falhas na busca de civilizações avançadas no universo se deve ao fato dos extraterrestres simplesmente não quererem entrar em contato com os seres humanos e, com isso, escondem a sua presença fazendo com que seus planetas fiquem “invisíveis” aos nossos instrumentos de busca por vida extraterrestre.
De acordo com os pesquisadores, civilizações avançadas usam um sistema de laser poderoso, cuja iluminação consegue “cegar” Kepler e outros telescópios. Os cientistas também acreditam que os alienígenas também utilizam lasers de potência inferior para “apagar” vestígios da presença de micróbios, matéria orgânica e outros sinais de vida do espectro do seu planeta, desencorajando assim os terráqueos ou outros potenciais invasores em se interessar por seus planetas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.