Na noite deste domingo, 19 de julho, um asteroide carregado com toneladas de platina e outros materiais preciosos avaliados em mais de cinco trilhões de dólares passará próximo da Terra. A passagem do corpo cósmico não será visível a olho nu, mas o observatório Slooh irá transmitir ao vivo (acompanhe no final desta matéria).
Os cientistas acreditam que o asteroide UW-158 contém milhões de toneladas de platina e outros materiais preciosos em seu núcleo. O corpo passará a uma distância de ‘apenas’ 2,4 milhões de quilômetros de nosso planeta. Os especialistas utilizaram espectrômetros que medem a intensidade da luz e o tamanho do objeto para chegar ao valor do interior das ‘jóias’, avaliadas em até US$5,4 trilhões.
Embora o asteroide passe 30 vezes mais perto da Terra do que o planeta mais próximo do sistema solar, ele permanecerá seis vezes mais longe do que a órbita da lua, por isso vai ser impossível de ver a olho nu. No entanto, o observatório Slooh on-line, através de seus telescópios nas Ilhas Canárias, Espanha, irá transmitir todos os detalhes ao vivo a partir das 19h (horário de Brasília).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.