(ANSA) – Arqueólogos egípcios anunciaram nesta sexta-feira (10) terem encontrado uma estátua gigante de 8 metros do faraó Ramsés II em um bairro popular do Cairo. Junto a esta estátua, foi encontrada uma outra, de 1 metro, do rei Seti II.
As duas estátuas pertencem à XIX dinastia, de acordo com o Ministério das Antiguidades do Egito, e foram encontradas durante uma missão arqueológica de especialistas alemães e egípcios na antiga cidade de Heliópolis, que hoje é um bairro do Cairo. A estátua de Ramsés II está despedaçada e tinha sido feita em quartzito, um tipo de rocha cujo principal componente é o quartzo granulado. Alguns dos pedaços da estátua se referem à cabeça, a uma orelha e a um olho do faraó.
Para o governo do Egito, esta é uma das mais importantes descobertas arqueológicas recentes no país. O templo de Ramsés também é o maior em todo o território, com o dobro de dimensão do Templo de Karnak, em Luxor. Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. O seu reinado foi o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto econômico, administrativo, cultural e militar.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.