Durante escavações realizadas no Parque Nacional de Tel Zafit, localizado nas Montanhas da Judeia, uma equipe de arqueólogos da Universidade Bar-Ilan descobriu a porta de entrada para a cidade bíblica de Gate, onde vivia o gigante Golias, o soldado filisteu que foi ferido e derrotado por David com uma pedra e um estilingue.
A descoberta extraordinária ocorreu em um ponto médio entre Jerusalém e Ascalão, no centro de Israel. O portão monumental é um dos maiores já achados em Israel, o que mostra a importância que tinha Gate antes de sua destruição, por volta de 830 a.C. Próximos à entrada, foram encontrados também uma grande muralha, um templo e uma estrutura de produção de ferro.
A expedição, da qual participam especialistas de diferentes partes do mundo, tem o objetivo de investigar a história de um dos lugares mais importantes do Oriente Médio. Até o momento, houve muitas descobertas, como templos dos filisteus do século XI ao IX a.C., evidências de um terremoto no século VIII a.C., possivelmente relacionado ao terremoto que é mencionado no livro de Amós, e a primeira inscrição filisteia decifrável, que contém duas palavras parecidas com o nome Golias.
Com informações do site Historia y Arqueología
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.