Variedades

Aposentados e pensionistas recebem primeira parcela do 13º a partir de amanhã (24)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa, nesta sexta-feira (24), a pagar o 13º salário de aposentados e pensionistas. O depósito da primeira parte desse abono anual será realizado no período de 24 de abril a 8 de maio, conforme o calendário de pagamento de 2020. A Dataprev é responsável pelo processamento da folha de pagamento dos benefícios previdenciários do instituto e enviou aos bancos, em 13 de abril, as informações que garantirão o pagamento adiantado do 13º aos beneficiários que tenham recebido em 2020 auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, concedidos pelo INSS.

O adiantamento é mais uma medida para o enfrentamento do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O pagamento do recurso é garantido pela Medida Provisória 927/2020. Para atender à MP, a Dataprev mudou os parâmetros do pagamento do abono, que usualmente é creditado em agosto. Em 2020, o adiantamento de 50% do valor do benefício será pago juntamente com o benefício do mês de abril.

“Como nos demais atendimentos à população durante esta crise, a Dataprev agiu prontamente para adaptar a tecnologia para garantir o pagamento de mais de 35 milhões de benefícios todos os meses”, afirmou o presidente Gustavo Canuto. O recurso aprovisionado para o pagamento do abono anual (13º) é de R$ 70 bilhões. Do ponto de vista da tecnologia, não há qualquer impacto nos sistemas, uma vez que a operação realizada se trata de antecipação de um cálculo que já é feito pela empresa, porém em outro período.

Atestado médico pode ser enviado pelo Meu INSS

O trabalho da Dataprev no suporte às ações para o enfrentamento do novo coronavírus abrange ainda a atualização do Meu INSS para envio de atestado médico diretamente pelo site ou aplicativo, para avaliação pela perícia. A Portaria Conjunta 9.381, que permite o início do procedimento, foi publicada em 7 de abril no Diário Oficial da União. Entre outras medidas, permite também a antecipação no valor de R$ 1.045 para segurados que solicitarem o auxílio-doença.

Segundo informações divulgadas pelo instituto, o benefício terá duração máxima de três meses, contados a partir da data do início do benefício. A concessão se dará sem a realização de perícia médica, enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas Agências da Previdência.

Passo a passo do INSS explica etapas do envio pelo site ou aplicativo para celular (clique aqui e confira).

Prova de Vida

A Dataprev atuou ainda para a suspensão da prova de vida dos beneficiários do INSS por 120 dias, conforme decidido pelo governo. A suspensão do procedimento de bloqueio do pagamento tem objetivo de reduzir o risco de contágio entre cidadãos. O comando de bloqueio não está sendo encaminhado às instituições bancárias desde março.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.