(ANSA) – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) afirmou que irá realizar “outras operações na Europa” no texto em que reivindica os dois ataques ocorridos em Bruxelas nesta terça-feira (22), informou o jornal egípcio “Al Watan” citando a agência de notícias dos jihadistas Amaq News Agency.
“Em um comunicado publicado na plataforma Telegram, o Daesh [EI] afirmou que esta operação foi baseada em uma planificação e atuação em grande velocidade sem fornecer, no entanto, detalhes dos procedimentos”, escreveu o portal egípcio.
O governo da Bélgica decretou três dias de luto nacional pelas vítimas dos atentados em Bruxelas.
Paris evacua estação e Amsterdã bloqueia trem de Bruxelas
(ANSA) – A estação Gare du Nord, em Paris, foi evacuada após a polícia encontrar um pacote suspeito. A decisão foi tomada como medida de precaução, já que nesta manhã (22), em Bruxelas, foram detonadas bombas na estação de metrô de Maelbeek e no aeroporto de Zaventem, deixando mais de 30 mortos e 100 feridos. A estação ferroviária Gare du Nord é uma das mais movimentadas da capital francesa e recebe trens de Bruxelas. Na Holanda, as autoridades interceptaram um outro trem que tinha partido da capital belga com destino a Amsterdã e que passaria pelo aeroporto de Schiphol.
A polícia holandesa parou o trem na estação de Hoofddorp, evacuou o veículo e revistou alguns passageiros. A estação foi fechada também e permanecerá sem operações até as investigações serem concluídas.
Papa condena ‘violência cega’ em atentados de Bruxelas
(ANSA) – O papa Francisco enviou um telegrama de condolências ao governo belga lamentando os ataques terroristas ocorridos em Bruxelas nesta segunda-feira (22). “O Santo Padre condena novamente a violência cega que causa tanto sofrimento e implora a Deus o dom da paz”, escreveu o Pontífice no documento firmado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e encaminhado ao governo através do arcebispo de Malinas-Bruxelas, monsenhor Jozef de Kesel.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.