A Americanas, uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil, sofreu uma queda de 57% no tráfego de seu site em janeiro deste ano, segundo o Itaú BBA. Embora já houvesse uma diminuição antes do anúncio da dívida bilionária, a redução do tráfego acelerou após a divulgação das inconsistências contábeis de mais de R$ 40 bilhões em 11 de janeiro.
Enquanto a Americanas registrou essa queda no número de acessos, outros e-commerces como Amazon e Magalu tiveram aumento de tráfego durante o mês de janeiro.
O aumento de preços pelos vendedores no marketplace da Americanas após o anúncio do rombo também afugentou os clientes, que passaram a procurar outras opções. Além disso, há preocupação entre os clientes quanto ao recebimento de seus produtos e ao pagamento de benefícios, como o cashback.
Uma pesquisa da agência Pullse mostrou que apenas 43% dos clientes continuarão a usar a plataforma, enquanto 57% desistirão de usar o marketplace da Americanas. No entanto, a Americanas afirmou que seu serviço financeiro, a Ame, e o e-commerce não serão afetados pela recuperação judicial.
Queda antes de 11 de janeiro
Enquanto diversos fatores explicam a queda após o anúncio do rombo de R$ 47,9 bilhões, a redução do acesso entre os dias 1º e 11 de janeiro de 2023 é mais simples. Após o período de Natal, os consumidores tendem a reduzir os seus gastos para pagar as compras da data festiva.
Esse mesmo efeito é visto em outros e-commerces, lojas físicas e até no Pix. Desde a consolidação do pagamento instantâneo, o mês de janeiro apresenta uma queda de movimentação no Pix.
Com algumas informações do Tecnoblog*
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