Pesquisa Datafolha aponta que Jair Bolsonaro (PL) herda a maior parte dos votos de Ciro Gomes (PDT) na disputa contra Lula (PT) no 2º turno. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela Folha de São Paulo, foi divulgada na noite desta sexta-feira (7).
Mesmo com as diferenças políticas, o PDT, partido do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, decidiu apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa presidencial, que ocorrerá no dia 30 de outubro. Ciro gravou um vídeo endossando a posição do seu partido, mas sequer citou o nome de Lula.
Apesar da decisão de apoiar Lula no segundo turno, Bolsonaro é o preferido de 42% dos eleitores do pedetista, segundo dados divulgados pelo jornal Extra. Já Lula ficou com uma parcela de 31% dos eleitores.
Já entre os eleitores de Simone Tebet (MDB), que não só declarou apoio mas também embarcou na campanha de Lula, a situação está mais equilibrada. Segundo o Datafolha, Lula recebe 31% dos votos de Tebet, e outros 29% migram para Bolsonaro.
Primeiro turno
No primeiro turno, Tebet alcançou 4,2% dos votos, o equivalente a 4,9 milhões de eleitores. Já Ciro conquistou 3,6 milhões de brasileiros, ou 3% do total.
Pesquisa presidencial
De acordo com o levantamento geral do Datafolha, Lula está com 49% dos votos totais, contra 44% de Bolsonaro. Já brancos e nulos somaram 6%, enquanto 2% não souberam responder. Considerando apenas os votos válidos, conta que exclui indecisos e nulos, os índices correspondem a 53% e 47%, respectivamente.
Contratado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o instituto entrevistou 2.884 eleitores de quarta-feira até esta sexta-feira. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o número de registro no TSE é o BR-02012/2022.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.