A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue, o que é uma excelente notícia para o controle da doença no Brasil. A vacina Qdenga, produzida pela Takeda Pharma, pode ser aplicada em pessoas entre 4 e 60 anos. A vacina é administrada em duas doses com um intervalo de três meses entre elas.
A aprovação da vacina Qdenga pela Anvisa é uma grande conquista, já que a dengue é uma doença grave que causa muitas mortes no país. A nova vacina é uma medida importante para prevenir a doença e reduzir a carga da dengue no sistema de saúde.
Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que garante uma ampla proteção contra ela. No ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da dengue no país.
A Dengvaxia, outra vacina aprovada para prevenção da dengue, é indicada apenas para pessoas que já tiveram a doença. A Qdenga, por outro lado, pode ser aplicada em qualquer pessoa entre 4 e 60 anos, o que amplia as possibilidades de prevenção da doença.
A aprovação da Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA) e sua comercialização no Brasil será monitorada pela empresa responsável por meio de ações de farmacovigilância. Isso garante a segurança e a eficácia da vacina para a população brasileira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.