Variedades

Ambev fecha 1º trimestre com alta de 6,4% no lucro líquido

A Cervejaria Ambev inicia 2019 registrando aumento de 5,7% em seus volumes no 1º trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 41,2 milhões de hectolitros vendidos. O grande destaque foi o desempenho das marcas premium globais – Budweiser, Stella Artois e Corona – que, juntas, cresceram mais de 50%.

A companhia apresentou resultados sólidos no período, com aumento de 13,7% na receita líquida consolidada ante o 1º trimestre de 2018, atingindo R$ 12,6 bilhões. O EBITDA teve alta de 16,4%, somando R$ 5,1 bilhões e o lucro líquido subiu 6,4%, chegando a R$ 2,7 bilhões.

Os números registrados são resultado da estratégia da Cervejaria Ambev de investimento no portfólio premium global. Nos três primeiros meses do ano, a cerveja Budweiser foi a marca premium mais citada nas redes sociais do Brasil, com um aumento de 100% nas menções graças às campanhas para o Dia Internacional da Mulher, Superbowl e Lollapalooza. A Stella Artois, por sua vez, manteve seu crescimento com a expansão das novas embalagens, como a garrafa de 550 ml e a versão em lata, e a realização de eventos como o Villa Stella Artois, no Rio de Janeiro. A Corona anunciou a parceria “Parley for the Ocean”, com ações de conscientização e limpeza em 20 praias do Brasil em 2019, com o campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

Budweiser ambev

“No 1º trimestre de 2019, seguimos fortalecendo nosso portfólio premium. Entregamos experiências para o consumidor, com um portfólio diverso que oferece opções para todos os perfis e gostos”, afirma Fernando Tennenbaum, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Cervejaria Ambev.

A Cervejaria Ambev também avançou no trimestre rumo a uma operação cada vez mais digital. No período, a companhia adquiriu sua principal fornecedora de soluções em TI com o objetivo de internalizar processos e tecnologias, e expandir o conhecimento para outras áreas. Com o investimento, mais de 400 desenvolvedores foram contratados pela companhia.

A Ambev também lançou um bureau de conteúdo digital voltado ao consumidor, batizado de Draftline, cujo foco é estreitar a relação com o público, criando conteúdos que aumentem o engajamento das marcas e servindo como laboratório para novos formatos de marketing.

O serviço ao cliente foi otimizado com o uso de tecnologia big data e algoritmos de machine learning para garantir que a Cervejaria Ambev esteja presente em todo o país levando o produto certo para a pessoa certa, com o preço certo.

Considerando todas as operações da Ambev no Brasil, que incluem vendas de cerveja e bebidas não alcoólicas, a receita líquida cresceu 16,7% no trimestre, atingindo R$ 7,2 bilhões. Já o EBITDA aumentou 8,1%, alcançando R$ 2,9 bilhões. No período, o volume cresceu 12,4% com aumento de 3,9% na receita por hectolitro.

Os mercados internacionais da cervejaria, a região CAC (América Central e Caribe) também avançaram. O EBITDA da região no 1º trimestre de 2019 atingiu R$ 578,1 milhões (14,4% acima do mesmo período do ano anterior), suportado pelo crescimento de 12,7% na receita líquida e 9,1% em volume. Na Zona LAS (Latin South America), a receita líquida subiu 14% no trimestre, enquanto o EBITDA atingiu R$ 1,2 bilhão (36% acima do ano anterior).

“Os números deste trimestre mostram que a estratégia dos últimos anos foi acertada”, diz Tennenbaum. “Permanecemos cautelosamente otimistas em relação a 2019. Mesmo em um momento econômico desafiador, não deixamos de apostar e investir no Brasil e em nossas plataformas estratégicas, e estamos colhendo os frutos desse trabalho.”

Consolidado (18 países onde a Cervejaria Ambev opera)

Resultado 1° tri 2019 vs. 1° tri 2018

A receita líquida consolidada cresceu 13,7%, ficando em R$ 12,6 bilhões, enquanto o EBITDA aumentou 16,4%, atingindo R$ 5,1 bilhões. O volume de vendas registrou alta de 5,7%, chegando a 41,2 milhões de hectolitros, com crescimento de 7,1% na receita por hectolitro. O lucro líquido subiu 6,4%, somando R$ 2,7 bilhões.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.