Variedades

Amazon vai demitir mais 9 mil funcionários

Número de cortes chegará a 27 mil pessoas em seis meses com a nova rodada de desligamentos; companhia alega tentar 'simplificar estrutura de custos' por conta das incertezas econômicas

A Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, anunciou nesta segunda-feira (20) que planeja demitir cerca de 9 mil funcionários nas próximas semanas, principalmente em áreas como AWS, PXT, publicidade e Twitch. Essa será a terceira rodada de demissões da empresa desde novembro de 2022 – até o momento, cortes já afetaram 18 mil funcionários.

A decisão da empresa ocorreu em meio a incertezas econômicas atuais e a curto prazo. O presidente executivo da Amazon, Andy Jassy, afirmou em comunicado que a medida foi uma decisão difícil, mas necessária para simplificar a estrutura de custos e de força de trabalho da empresa.

A Amazon espera que a nova rodada de cortes seja finalizada até o final de abril de 2023, após outras áreas da companhia terminarem a avaliação da sua força de trabalho. A empresa continuará contratando funcionários em áreas prioritárias que receberão novos investimentos.

A notícia da demissão em massa impactou as ações da empresa na bolsa de valores, com as ações operando em queda de 2,52% perto das 13h20 (horário de Brasília) na Nasdaq, em Nova York, cotadas a US$ 96,46.

Essa é uma situação desafiadora para os funcionários da Amazon que estão enfrentando a possibilidade de perder seus empregos. No entanto, a Amazon afirma que está buscando simplificar sua estrutura de custos e de força de trabalho para garantir a saúde financeira da empresa no longo prazo.

A Amazon é conhecida por sua cultura empresarial inovadora. A empresa tem uma história de crescimento rápido e expansão agressiva em novos mercados. No entanto, essa última notícia de demissão em massa mostra que a empresa está disposta a tomar medidas difíceis para se adaptar às mudanças no mercado e manter sua posição de liderança.

No fim de dezembro de 2022, a Amazon tinha cerca de 1,54 milhão de funcionários diretos ou em contratos de meio período ao redor do mundo, segundo formulário anual enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.