Variedades

Álvaro Dias volta a defender ivermectina e culpa campanha eleitoral por aumento de casos de Covid-19

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB-RN), voltou a defender a ivermectina e afirmou que vai investir no medicamento para combater o avanço da Covid-19 no município. Afirmação aconteceu durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22/02), na sede da prefeitura.

O gestor também adiantou que pretende abrir mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha de Natal ainda na tarde desta terça, 23 de fevereiro.

A medicação é considerada pelo prefeito como “grande saída” para combater a pandemia existente. Álvaro classificou tal medida como “tratamento precoce”, apesar da comunidade científica não a reconhecer como tal.

A ivermectina, de acordo com o prefeito, terá o estoque renovado em todos os pontos de distribuição, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – que a partir de agora, funcionam em horário estendido.

Fabricante da ivermectina diz “não haver evidência” de que medicamento funcione contra Covid-19

A farmacêutica alemã Merck, responsável pela fabricação da ivermectina, afirmou que não existem evidências sobre a eficácia do medicamento contra a Covid-19.

Segundo a empresa, cientistas continuam a examinar as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes sobre o efeito da remédio contra a doença causada pelo coronavírus, mas, até o momento, não há nenhuma base científica que aponte efeitos positivos em pacientes. A nota oficial pode ser conferida clicando aqui.

Em julho de 2020, a Anvisa também divulgou comunicado sobre o vermífugo, indicando que não há medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil. A orientação da agência é seguir a indicação da bula do remédio e procurar orientação médica.

A ivermectina é um vermífugo usado para promover a eliminação pelo corpo de vários parasitas. É um medicamente aprovado para o tratamento oncocercose, elefantíase, pediculose, ascaridíase e escabiose.

Campanha eleitoral

O prefeito de Natal apontou a campanha eleitoral de 2020 como a responsável pelo aumento de casos de Covid-19 na capital potiguar. O gestor relembrou que pediu, na época, a suspensão de campanha eleitoral a fim de evitar o aumento de casos.

No entanto, a medida foi questionada por alguns candidatos à Prefeitura do Natal e o caso foi parar na Justiça, que acabou suspendendo o decreto que inviabilizava campanhas na capital, publicado e assinado por Álvaro Dias.

“O que aconteceu naquela época resultou nesse caos que estamos vivendo na cidade. A campanha política em Natal e nos demais municípios do interior se transformaram em um verdadeiro carnaval, como se tudo estivesse normal. A partir dali começou a ter um novo aumento de contágio, que continuou com as festas de fim de ano”, afirmou.

No período eleitoral, o próprio Álvaro participou de evento político com pessoas sem máscaras e sem o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os presentes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.