A ideia de vida extraterrestre inteligente há muito atrai cientistas e o público, com uma infinidade de teorias sobre o que pode ou não existir nas profundezas do espaço. Mas por que não recebemos nenhuma visita ou contato de seres de outro planeta ?
Um estudo recente publicado no arXiv apresentou uma nova explicação de por que os alienígenas não visitaram nosso planeta – porque não há sinal de inteligência aqui.
Em essência, o novo estudo revela que só enviamos sinais detectáveis do espaço desde a década de 1930, então os extraterrestres não tiveram muito tempo para receber a mensagem ou respondê-la.
As ondas de rádio atingiram cerca de 15.000 estrelas e seus planetas em órbita de até 400 bilhões de estrelas na Via Láctea, disseram os pesquisadores.
Além disso, o autor do estudo, Amri Wandel, astrofísico da Universidade Hebraica de Jerusalém, escreveu no jornal que leva tempo para qualquer mensagem de retorno de alienígenas chegar até nós.
Essencialmente, apenas estrelas dentro de 50 anos-luz tiveram tempo de responder desde que a Terra começou a transmitir para o espaço profundo.
Não apenas isso, mas os primeiros sinais de rádio da Terra não foram enviados deliberadamente para o cosmos, o que significa que seria difícil para os alienígenas distingui-los por causa de quão confusos eles seriam depois de atingir um ano-luz no espaço.
Em 1974 enviamos a primeira transmissão deliberada de alta potência para alienígenas com a mensagem de Arecibo, um sinal de rádio enviado ao espaço com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre o planeta Terra e a civilização humana.
No entanto, desde então, houve planos para enviar outro na forma de mensagem Beacon in the Galaxy (BITG). Ela incluirá um desenho do DNA, o sistema solar e um diagrama da forma masculina e feminina, mas também contém muito mais informações sobre matemática e ciências básicas do que a mensagem de Arecibo.
Tudo isso, segundo o estudo, é evidência de que a vida extraterrestre simplesmente não teve tempo suficiente para nos responder, dizem os pesquisadores. Para Wandel, teria que haver mais de 100 milhões de planetas tecnologicamente avançados na Via Láctea para uma civilização receber uma delas.
Ele acredita que sua teoria sugere que não há alienígenas inteligentes dentro de cerca de 50 anos-luz da Terra, mas isso não exclui a existência deles em algum lugar do Universo.
Pode ser que eles estejam esperando que os sinais tecnológicos da Terra cheguem até eles, ou sua resposta ainda está a caminho.
“A probabilidade de contato é definida como a chance de encontrar uma civilização próxima localizada perto o suficiente para detectar as primeiras emissões de rádio (a radiosfera) e enviar uma sonda que atingiria o Sistema Solar no momento”, escreveu Wandel.
“Descobriu-se que a probabilidade de contato atual para a Terra é muito baixa, a menos que as civilizações sejam extremamente abundantes. Como a radiosfera se expande com o tempo, o mesmo acontece com a probabilidade de contato”.
Ele acrescentou: “A Era do Contato é definida como o tempo (desde o início das transmissões de rádio) em que a probabilidade de contato se torna de ordem unitária. Nesse momento, sondas alienígenas (ou mensagens) tornam-se mais prováveis”.
“A menos que as civilizações sejam altamente abundantes, a Era do Contato é mostrada como sendo da ordem de algumas centenas a alguns milhares de anos e pode ser aplicada não apenas a sondas físicas, mas também a transmissões (ou seja, SETI). Consequentemente, é mostrado que é improvável que as civilizações sejam capazes de se intercomunicar, a menos que seu tempo de vida comunicativo seja de pelo menos alguns milhares de anos”.
Busca por vida inteligente fora da Terra
Há tempos a humanidade busca algum tipo de prova sobre a existência de alguma vida fora da Terra. A astrônoma britânica Dame Jocelyn Bell Burnell foi a primeira pessoa a descobrir um pulsar em 1967, quando avistou um pulsar de rádio.
Desde então, outros tipos de pulsares que emitem raios-X e raios gama também foram vistos. Os pulsares são essencialmente estrelas de nêutrons altamente magnetizadas em rotação, mas quando foram descobertos pela primeira vez, acreditava-se que poderiam ter vindo de alienígenas.
No ano de 1977, um astrônomo em busca de vida alienígena no céu noturno acima de Ohio detectou um sinal de rádio tão poderoso que escreveu com entusiasmo ‘Wow!’ ao lado de seus dados.
A explosão de 72 segundos, detectada pelo Dr. Jerry Ehman através de um radiotelescópio, veio de Sagitário, mas não correspondeu a nenhum objeto celeste conhecido. Desde então, os teóricos da conspiração afirmam que o sinal ‘Wow!’, que era 30 vezes mais forte que a radiação de fundo, era uma mensagem de extraterrestres inteligentes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.