A preocupação global sobre o meio ambiente fez com que os cientistas trabalhassem cada vez mais para desenvolver projetos sustentáveis, especialmente aqueles relacionados à energia limpa, ou seja, que não gera emissões de carbono, já que eles atacam a camada de ozônio e pioram a situação do aquecimento global.
Na Alemanha, um trem ecológico emitirá vapor de água
Um dos desenvolvimentos mais recentes é o trem do futuro criado pela empresa de engenharia Alstom, que funcionará com hidrogênio misturado com oxigênio. Espera-se que a ferrovia comece a operar a partir de 2021 na Alemanha.
De acordo com a empresa, serão construídos 14 trens livres de carbono denominados Coradia iLint, que podem viajar 1000 km com um tanque de hidrogênio completo. Este gás, misturado com oxigênio da atmosfera, dá origem à energia necessária e permite alcançar uma velocidade máxima de 140 km/h.
Os veículos apenas emitem vapores de água durante a operação, o que os torna uma alternativa ecológica ao diesel, pois não há emissões nocivas para o meio ambiente.
De acordo com Bernd Eulitz, membro do Conselho Executivo da empresa alemã Linde AG, “o uso de hidrogênio para veículos ferroviários é um marco na aplicação de células de combustível para o transporte livre de emissões. Pela primeira vez, o acoplamento deste setor à infra-estrutura de hidrogênio será realizado dentro de um escopo significativo e de maneira economicamente viável. Este desenvolvimento impulsionará o estabelecimento de uma sociedade do hidrogênio e criará novas soluções para o armazenamento e o transporte de energia. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto de inovação”.
Fonte: Alstom
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.