Variedades

Água como combustível? Sim, este é o trem do futuro

A preocupação global sobre o meio ambiente fez com que os cientistas trabalhassem cada vez mais para desenvolver projetos sustentáveis, especialmente aqueles relacionados à energia limpa, ou seja, que não gera emissões de carbono, já que eles atacam a camada de ozônio e pioram a situação do aquecimento global.

Na Alemanha, um trem ecológico emitirá vapor de água

Um dos desenvolvimentos mais recentes é o trem do futuro criado pela empresa de engenharia Alstom, que funcionará com hidrogênio misturado com oxigênio. Espera-se que a ferrovia comece a operar a partir de 2021 na Alemanha.

De acordo com a empresa, serão construídos 14 trens livres de carbono denominados Coradia iLint, que podem viajar 1000 km com um tanque de hidrogênio completo. Este gás, misturado com oxigênio da atmosfera, dá origem à energia necessária e permite alcançar uma velocidade máxima de 140 km/h.

Os veículos apenas emitem vapores de água durante a operação, o que os torna uma alternativa ecológica ao diesel, pois não há emissões nocivas para o meio ambiente.

De acordo com Bernd Eulitz, membro do Conselho Executivo da empresa alemã Linde AG“o uso de hidrogênio para veículos ferroviários é um marco na aplicação de células de combustível para o transporte livre de emissões. Pela primeira vez, o acoplamento deste setor à infra-estrutura de hidrogênio será realizado dentro de um escopo significativo e de maneira economicamente viável. Este desenvolvimento impulsionará o estabelecimento de uma sociedade do hidrogênio e criará novas soluções para o armazenamento e o transporte de energia. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto de inovação”.

Fonte: Alstom

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.