A Agência Espacial Russa, Roscosmos, confirmou que o cargueiro Progress M-27M, que sofreu problemas técnicos após o seu lançamento no dia 28 de abril impedindo-o de alcançar a órbita planejada, vai se desintegrar em contato com a atmosfera entre a noite desta quinta-feira (7) e o início da sexta-feira. Alguns fragmentos podem chegar à Terra.
+ Acompanhe aqui o trajeto da queda da nave Progress M-27M em tempo real!
De acordo com a agência, o cargueiro russo Progress M-27M chegará a atmosfera da Terra entre 19:13 e 23:51 desta quinta-feira (Horário de Brasília). A nave espacial irá queimar quase completamente quando entrar em contato com as camadas densas da atmosfera e apenas alguns pequenos fragmentos da estrutura pode alcançar o Oceano Índico, na costa Africana. “O percurso de voo passará por Paris, na França, depois perto da Alemanha e, em seguida, seguirá em torno de Kracovia, na Polônia”, disse uma fonte anônima na agência espacial russa. “A rota inclui a região de Kiev, na Ucrânia”, diz ele.
Com 2,5 toneladas de suprimentos, a nave deveria chegar à plataforma internacional seis horas depois de sua decolagem. Ela carrega combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os astronautas. Após a perda, cujo custo é estimado em até US$ 90 milhões, o próximo cargueiro em direção à ISS sairá da Terra no 3º trimestre deste ano. De qualquer forma, os astronautas têm provisões suficientes para continuar com sua vida no espaço, apesar do incidente com a Progress.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.