O chefe da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin, divulgou neste sábado (08) as coordenadas aproximadas do local onde o foguete chinês Long March 5B vai pousar. De acordo com o oficial sênior, o dispositivo cairá no Oceano Pacífico em algum lugar a leste da Nova Zelândia.
“Intervalo esperado de entrada na atmosfera (cessação da existência) de hoje: das 20:34 (23:34 GMT) de 9 de maio às 02:28 (05:28 GMT) de 9 de maio”, escreveu em sua conta no Twitter.
“A chamada mediana – uma média sobre a faixa de probabilidade – é um ponto no Oceano Pacífico a leste da Nova Zelândia”, acrescentou.
O Long March 5B, que carregava o módulo central para a construção de uma futura estação espacial chinesa, foi lançado com sucesso no espaço na última quinta-feira (06). No entanto, logo após o lançamento, o estágio central do foguete passou por dificuldades e entrou na órbita terrestre baixa.
Anteriormente, a Roscosmos indicou que “algumas das estruturas do estágio central do foguete deixarão de existir nas camadas densas da atmosfera, mas elementos estruturais individuais não combustíveis podem atingir a superfície da Terra.” Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores chinês disse que é “muito improvável” que os destroços da Long March 5B Y2 causem algum dano.
Se você achou interessante, compartilhe com seus amigos!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.