O planeta Terra pode ser capaz de regular sua temperatura ao longo de centenas de milhares de anos para mantê-la dentro de uma faixa habitável, confirmam cientistas em um novo estudo.
O planeta contém um mecanismo de ‘feedback estabilizador’ que é capaz de impedir que o clima oscile muito em qualquer direção em escalas de tempo longas.
Acredita-se que isso seja possível através do ‘intemperismo de silicato’ – um processo geológico durante o qual o intemperismo lento e constante das rochas de silicato envolve reações químicas que extraem carbono da atmosfera e os sedimentos oceânicos, prendendo assim o gás nas rochas.
As descobertas, publicadas na revista Science Advances, são baseadas em um estudo de dados paleoclimáticos que registram flutuações nas temperaturas globais médias dos últimos 66 milhões de anos.
Através de uma análise matemática, os pesquisadores descobriram que parece haver um padrão consistente pelo qual as oscilações de temperatura do planeta são ‘amortecidas’ ao longo de centenas de milhares de anos. Essa duração é semelhante às escalas de tempo nas quais se acredita que o intemperismo do silicato atue.
Estabilização da temperatura da Terra
“Você tem um planeta cujo clima foi submetido a tantas mudanças externas dramáticas. Por que a vida sobreviveu todo esse tempo? Um argumento é que precisamos de algum tipo de mecanismo de estabilização para manter as temperaturas adequadas para a vida”, disse Constantin Arnscheidt, estudante de pós-graduação do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias (EAPS) do MIT.
“Mas nunca foi demonstrado a partir de dados que tal mecanismo tenha consistentemente controlado o clima da Terra”, completou.
Por meio de pesquisas anteriores, os cientistas observaram que o movimento do carbono para dentro e para fora do ambiente da superfície da Terra permanece relativamente equilibrado – apesar das oscilações de temperatura global.
Os cientistas acreditam que estamos atualmente em um período de aquecimento e instaram os formuladores de políticas a adotar uma série de mudanças para reduzir as emissões de carbono ou tornar-se neutro em carbono.
Embora os cientistas suspeitem há muito tempo que o desgaste do silicato pode ajudar a manter o ciclo de carbono do nosso planeta, esta é a primeira vez que observam evidências diretas do mecanismo.
“Por um lado, é bom porque sabemos que o aquecimento global de hoje acabará sendo cancelado por meio desse feedback estabilizador”, explicou Arnscheidt.
“Mas, por outro lado, levará centenas de milhares de anos para acontecer, então não rápido o suficiente para resolver nossos problemas atuais”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.