O físico britânico Stephen Hawking, falecido em 14 de março, apresentou duas semanas antes de sua morte um trabalho de pesquisa no qual ele estabelece a base teórica para descobrir um universo paralelo e prediz o fim da existência do universo.
De acordo com o jornal The Sunday Times, Hawking foi co-autor de um artigo matemático cujas últimas revisões foram aprovadas em 4 de março. De acordo com a publicação, o trabalho foi concluído “no seu leito de morte” e será publicado oficialmente em uma revista científica reconhecida após a aprovação do trabalho.
Os multiversos e o fim do universo
A pesquisa revela como a humanidade poderia detectar a evidência experimental de um multiverso expondo as ferramentas matemáticas necessárias para uma sonda espacial poder descobrir sua existência. Ele também prevê que o destino final do nosso universo é, eventualmente, desaparecer na escuridão – assim como acontece com todas as estrelas, e esgotar sua energia.
Thomas Hertog, co-autor do trabalho, assegura que esta teoria visa “transformar a ideia de um multiverso em uma estrutura científica verificável”. Hertog, professor de física teórica na Universidade de Leuven, na Bélgica, diz que se encontrou pessoalmente com a Hawking para obter a aprovação final antes de enviar o documento para revisão.
Ele poderia ter ganho o Prêmio Nobel
“Se essa evidência tivesse sido encontrada enquanto ele estava vivo, ela poderia ter colocado Hawking no caminho para o Prêmio Nobel , que ele queria a tanto tempo”, ressalta a publicação.
Infelizmente, se o seu trabalho tiver o mérito de reconhecimento, Hawking não seria elegível para recebê-lo, uma vez que este reconhecimento não pode ser concedido a título póstumo .
Stephen Hawking foi considerado por muitos como um gênio único e o físico mais brilhante desde Albert Einstein. No entanto, algumas das descobertas científicas teóricas que ele fez no campo da cosmologia, e especialmente no estudo dos buracos negros, não puderam ser confirmados por dados observacionais, o que o distanciou da possibilidade de ganhar um Prêmio Nobel.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.