Variedades

86/96: nova fórmula de aposentadoria entra em vigor

Regra para garantir benefício integral mudou e trabalhadores agora precisam atingir a pontuação 86/96

A nova regra para os trabalhadores se aposentarem por tempo de contribuição passa a valer a partir desta semana. Até 30 de dezembro de 2018, o cálculo em vigor era o 85/95, no qual as mulheres precisavam atingir a pontuação 85 na soma da idade e do tempo de contribuição, já os homens deveriam alcançar a pontuação 95 neste mesmo somatório para garantir que o benefício seja pago integralmente.

Agora, com a mudança, a soma exigida aumenta um ano e passa a ser 86/96 para a aposentadoria. “O Impacto na vida do trabalhador é que o mesmo precisará trabalhar mais 6 meses para poder se aposentar de forma integral”, destaca Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores.

Apesar do novo modelo, os trabalhadores que quiserem se aposentar mais cedo podem solicitar o benefício mesmo sem atingir a soma estabelecida pela legislação. “Pessoas que atingirem o tempo de contribuição (35 para homens e 30 para mulheres) poderão se aposentar com a redução do fator previdenciário, a diminuição será proporcional ao restante da soma”, aponta Daniel.

Esse é o primeiro acréscimo de uma série prevista até 2026, de acordo com lei sancionada em 2015 que leva em consideração o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Segundo a norma, a cada dois anos um ano é somado ao cálculo, a expectativa é que, ao fim desse período, a aposentadoria siga a regra 90/100.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.