De acordo com pesquisas do serviço de proteção ao crédito (SPC Brasil) e do portal Meu Bolço Feliz, 82% dos brasileiros gastará o décimo terceiro com as compras de natal, desse total, 55% utilizarão o dinheiro para comprar presentes e outras despesas de fim de ano, já 27% esclareceram que gastará todo o salário e o decimo terceiro com as compras.
Somente 18% de 624 pessoas entrevistadas nas 27 capitais brasileiras afirmaram que não irão usar o décimo para comprar presentes, os outros 46% preferem economizar, guardando ou até mesmo investindo, 24% utilizarão para fazer pagamentos de dividas, 14% utilizará para fazer viagens, e 5% são os que inda não sabem o que fazer com o dinheiro.
Muita cautela no orçamento apertado
As pessoas devem ter em mente o que realmente cabe no próprio bolso. É preferível que o consumidor compre e pague à vista, por não ficar confuso com as parcelas no início do ano, pois tudo sempre fica difícil com o IPTU, IPVA , matriculas escolares e outros gastos essenciais, aconselha José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz.
De acordo com Marcelo Kawati, economista do SPC Brasil, é sempre recomendado que ocorra a aquisição de todas as dívidas que existem, agindo assim evita confusão com os juros, que desses dias para cá estão cada vez mais altos, tornando as dívidas maiores.
‘’Quitar todas as compras parceladas evita que você comece o ano de 2015 no vermelho”. O consumidor não deve comprometer 30% de toda sua renda com parcelas, desse jeito fica mais fácil manter as dívidas pagas, evitando o super endividamento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.