Em um mundo dominado por inteligência artificial, smartphones e gadgets, as profissões ligadas à tecnologia estão em constante transformação. É por este motivo que o mercado para esses profissionais está sempre aquecido, e a tendência é continuar nesse ritmo. Apesar da oferta de vagas e de cursos técnicos e de nível superior sobre o tema em instituições públicas e universidades particulares, faltam pessoas qualificadas. De acordo com a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o país terá um déficit de até 408 mil profissionais de TI em 2020. Se você gosta de tecnologia e quer aliar essa paixão à sua carreira, seguem algumas dicas de cursos que vão te preparar para atuar na área:
Engenharia da computação
Neste curso, o estudante vai aprender a projetar computadores, placas de circuito, periféricos e tudo o que tiver a ver com hardware de algum dispositivo eletrônico. Uma parte desses profissionais também é absorvida para desenvolver programas e aplicativos para dispositivos móveis. Também é possível trabalhar na automação industrial, projetando e desenvolvendo robôs, e na criação de algoritmos, para interpretar uma grande quantidade de dados (big data). É possível ingressar na área até mesmo com uma formação de tecnólogo.
Ciência da computação
O foco do curso de ciência da computação é preparar o profissional para atuar no desenvolvimento computacional focado em softwares e linguagens de programação. Dessa forma, o estudante aprende a criar desde programas mais simples até sistemas empresariais mais complexos. É, no entanto, um curso que se preocupa mais com os modelos matemáticos e com a teoria por trás do desenvolvimento de dispositivos mecânicos e eletrônicos.
Engenharia de software
O engenheiro de software trabalha no desenvolvimento, manutenção de programas, sempre com foco na produtividade e na otimização dos processos de alguma empresa. Ele pode trabalhar tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas, em grandes empresas de tecnologia e startups.
Jogos digitais
Se você sempre foi um amante dos jogos digitais, seja no computador, videogame ou celular, essa pode ser uma boa alternativa. Esse profissional aprende a fazer jogos para diferentes plataformas e pode atuar na criação de roteiro, definição de regras e fases, cenários e até mesmo animações.
Sistemas de informação
Esse curso prepara o profissional para gerenciar e controlar todo o fluxo de informação que circula por redes de computadores em empresas, sejam elas públicas ou privadas. Podem projetar e desenvolver sistemas, modernizar os processos computacionais e de comunicação, entre outras funções relacionadas com o fluxo de informação de alguma indústria ou companhia. Muitas instituições oferecem ênfase em áreas específicas, como comunicação e gestão, banco de dados, negócios, entre outras.
Análise e desenvolvimento de sistemas
Quem faz esse curso tem a possibilidade de atuar em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas, desde a concepção e o planejamento até a execução e os testes. O profissional também se beneficia da demanda que o mercado possui na aquisição de programas específicos para cada campo de atuação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.