Uma nova rota turística, denominada Rota do Samba, será lançada em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, pela Embratur e pela prefeitura do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é atrair turistas estrangeiros para o subúrbio carioca, especificamente o bairro de Oswaldo Cruz, berço de importantes nomes e manifestações culturais do samba.
Oswaldo Cruz, conhecido por ser a terra da Portela e do lendário compositor Candeia, irá abrigar dez pontos turísticos relacionados à história do samba. Entre esses locais, estão:
- A quadra da escola de samba Portela;
- A estação de trem de Oswaldo Cruz;
- A Feira das Yabás (realizada aos segundos domingos de cada mês, com comidas típicas e rodas de samba);
- As casas de Candeia, Tia Doca e Dona Ester;
- E o Bar do Nozinho, local onde, segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, “Walt Disney tomou uma cerveja com Paulo da Portela e tirou dali a inspiração para criar o personagem Zé Carioca”.
Segundo Marquinhos de Oswaldo Cruz, curador da Rota do Samba, “Quase todos os bens da gente são simbólicos, são imateriais. Aqui não tem um castelo. E essa Rota do Samba é legal porque as pessoas vão visitar e conhecer a história, uma história que não é contada. Ela demarca determinados lugares que são tão importantes, quanto Oswaldo Cruz é, para a história da música brasileira”.
A iniciativa visa promover o patrimônio cultural brasileiro e impulsionar a economia local. Para isso, foram desenvolvidas diversas ferramentas:
- Capacitação de guias e estudantes de turismo;
- Mapas interativos;
- Audioguias;
- Roteiros bilíngues autoguiados;
- Aplicações de realidade aumentada;
- Passeios gratuitos guiados para estrangeiros com suporte de audioguias e narrativas históricas acessíveis por QR codes;
- Placas informativas com QR Codes do Projeto Aqui tem História, em parceria com o Rio de Memórias, disponibilizando textos e histórias de cada ponto histórico.
O presidente da Embratur ressaltou o foco no afroturismo, “reforçando o papel cultural e econômico do samba e promovendo a economia local”. A região de Oswaldo Cruz, além da Portela, também se destaca pela presença de outras importantes manifestações negras como a escola de samba Império Serrano, o Baile Charme do Viaduto de Madureira, o Jongo da Serrinha e a Feira das Yabás.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.